1. Home
  2. > Blog
  3. > Post

Biomimética: a inspiração da arquitetura na natureza

Biomimética: a inspiração da arquitetura na natureza

A beleza surge na natureza, então por que não utilizá-la como inspiração? Mais do que isso, incorporar a beleza natural na arquitetura, não apenas utilizando materiais naturais, como as rochas, mas a forma como a natureza age. 

Essa é a Biomimética, uma maneira inovadora de incorporar a beleza natural. Uma forma de enxergar a natureza como um lugar de onde podemos aprender muito e incorporar no nossas criações.

Esse conceito foi popularizado pela bióloga Janine Benyus, uma das fundadoras do Biomimicry Institute, em seu livro Biomimicry – Innovation Inspired by Nature. O Instituto da Biomimética e a autora acreditam que simular processos da natureza em criações humanas é um modo de criar um planeta mais saudável e sustentável.

E não apenas copiando a natureza, suas formas e modos, mas, também, buscando entender o porquê de serem e funcionarem assim. A partir dos elementos da natureza, encontrar inspiração para soluções e projetos criativos.

Esse processo está presente em diversos setores cotidianos, como ciência, indústria têxtil e moda, design de interiores e arquitetura, como mencionamos acima.

Já conhecia o conceito da Biomimética? Experimente no seu próximo projeto!

Compartilhe